Pastoral

As palavras de Tiago, irmão do Senhor, líder espiritual da Igreja primitiva em Jerusalém, martirizado pelos judeus no ano 62, nos ensinam o que é religião:
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (Tg. 1.27).
Religião, portanto, é algo pessoal, algo que se desenvolve em duas dimensões: uma dimensão humana, terrena, na qual movidos por amor ao próximo e compaixão pelos necessitados, nós os auxiliamos em suas “tribulações” (na sociedade judaica da época, por exemplo, os órfãos e viúvas eram os necessitados); a outra dimensão é a espiritual, em que nos relacionamos diretamente com o Deus e Pai, guardando-nos daquilo que este mundo tem a nos oferecer e que pode levar à corrupção do caráter e contaminação da alma. Coisas, enfim, que nos macularão e nos afastarão de Deus.
Vemos, então, que o coração da verdadeira religião não se manifesta na institucionalização de dogmas, credos ou ritos, mas na prática cotidiana do amor, porque Deus é amor e a sua lei é o amor. Como ensinou Jesus Cristo, nosso Salvador, a lei de Deus se resume a:
“Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lc. 10.27).
Porque Deus é único, e cada um de nós somos seres únicos, o que Ele espera de nós é que, por meio de Jesus Cristo, a cada dia vivamos esta religião pura e sem mácula.
Uma boa semana e que Deus o abençoe.

Capelão Castro

sábado, 28 de junho de 2008

Declaração de Fé Comum dos Capelães Evangélicos da Marinha do Brasil

Reunidos nas dependências do Hotel de Trânsito do Sanatório Naval de Nova Friburgo, no período de 26 a 30 de julho de 2004, os capelães navais evangélicos, num ambiente de profunda espiritualidade marcado pela oração, reflexão bíblica e fraternal comunhão, visando expor os princípios de fé por eles compartilhados, redigiram a seguinte Declaração de Fé Comum da Capelania Naval Evangélica:

Declaração de Fé Comum

1. Deus
Cremos em um só Deus, Infinito, Santo, Justo e Amoroso, Criador e Sustentador do universo, distinto em Sua Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

2. Jesus Cristo
Cremos em Jesus Cristo, nascido da virgem Maria, sendo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, único mediador entre Deus e os homens, perfeito em natureza, ensino e obediência.

3. Espírito Santo
Cremos que o Espírito Santo é Deus defensor, que convence o homem do pecado da justiça e do juízo, conduzindo-o livremente à Verdade, regenerador e santificador dos remidos e doador dos dons espirituais, visando a capacitação para o serviço cristão.

4. Escrituras Sagradas
Cremos que as Escrituras Sagradas, compostas do Antigo Testamento e do Novo Testamento, embora escritas por homens, são inteiramente inspiradas por Deus, infalíveis, completamente dignas de confiança, sendo apenas elas autoridade final e suprema de fé e prática.

5. Homem
Cremos que o homem foi criado à imagem e semelhança divina, mas que devido à sua queda tornou-se pecador e distanciado de Deus, sendo incapaz por si próprio de restaurar-se a seu estado original.

6. Salvação
Cremos que a salvação é um dom eterno de Deus, providenciado pela graça do Senhor Jesus Cristo, mediante Sua morte vicária, sendo a fé o meio pelo qual nos apropriamos de seus benefícios.

7. Autoridades
Cremos que as autoridades civis e militares são de ordenação divina, visando os interesses e a boa ordem da sociedade, sendo objetos de nossas orações, consideração e obediência.

8. Ordenanças
Cremos que o batismo e a Ceia do Senhor são as duas únicas ordenanças instituídas por Jesus Cristo, como sinais e selos do pacto da graça, não tendo em si próprios nenhuma eficácia ou poder.

9. Igreja/Comunhão dos Santos
Cremos que a Igreja é a comunidade dos santos, consagrada à adoração e ao serviço de Deus através da proclamação fiel da Palavra e prática de boas obras, e consta do número total dos que já foram, dos que agora são, e dos que serão reunidos em um só corpo sob Cristo, sendo Ele o Cabeça.

10. Escatologia – As Últimas Coisas
Cremos que Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dentre os mortos, ascendeu aos céus, e retornará pessoalmente à terra para buscar a Sua Igreja e julgar os homens.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desejo que o amor de Jesus, seja uma constante na vida de todos os Capelães Evangélicos da querida Marinha do Brasil. Abraços,
Pr.Fernando Lima
fernandolima1@hotmail.com

Capelão Claudio Jacinto disse...

Fala Castro!
Este blog de vcs é muito legal!
Ele deveria ser mais divulgado, hein?
Estou tendo um excelente apoio de um Capelã Evangélico do EB, Ten. Yure.
Ele dá apoio na Vila Naval e com os alunos da EAMPE.
Saudações,
Claudio Jacinto